Sopa de beldroegas com queijo fresco

by @Tertúlia da Susy, em 14 de outubro de 2016
Beldroegas??? Conhecem???


Acho que nunca tinha comido beldroegas, até ver esta receita no livro da Maria de Lourdes Modesto e decidir experimentar.
Dirigi-me à loja biológica onde costumo comprar os legumes e as frutas (quando não trago de casa dos pais e dos sogros) e, não é que estavam mesmo lá beldroegas no dia que eu decidi experimentar! Existem dias felizes!
Na caixa da loja, a senhora disse-me que estava com receio de ter comprado beldroegas, pois não sabia se as vendia. Pois bem, a a desão foi tanta que teve que encomendar mais.

Adaptado de
Cozinhar com vegetais, Maria de Lourdes Modesto
Ingredientes
3 batatas
1 molho de beldroegas (biológicas)
1 fio de azeite
1l de água
2 ovos (biológicos)
pão alentejano q.b.
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 queijos frescos Montiqueijo


Preparação
Prepare as beldroegas reservando apenas as folhas e os talos mais tenros. Pique a cebola e leve a refogar com o azeite, mexendo e juntando pingos de água. Adicione as beldroegas, a água, deixe levantar fervura e junte as batatas descascadas e cortadas em rodelas com o cortador Borner. Tempere com sal, deixe levantar fervura e introduza os dentes de alho inteiros a que retirou apenas a pele exterior. Deixe cozer.
Estando as batatas cozidas, antes de servir, junte os ovos um a um e deixe escalfar. Finalmente, adicione os queijos frescos em quartos e sirva imediatamente sobre fatias de pão alentejano.


Tempo de preparação: 40 minutos
Quantidade: 2 pessoas
Custo: económico
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim 
Ingrediente principal: Beldroegas
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

7 Comments

  1. Quem me dera que comigp acontecesse o mesmo, mas quando preciso ou quero experimentar alguma coisa é que nunca cá! As beldroegas fazem uma bela sopinha! Gosto muito desse tipo de sopas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia já não desgosto de beldroegas, mas em pequena odiava. Aliás, até tenho uma história com elas, houve uma altura em que tínhamos imensas no quintal e a minha mãe fazia muito sopa com elas. Um dia a minha mãe foi dar com as beldroegas todas arrancada da terra. :) Tinha sido a malandra da Inês. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Esta é uma sopa muito habitual cá em casa. O meu marido é alentejano e adora estas sopas, e o meu filho também já a considera a sua sopa preferida. Uma delícia!
    Ficou mesmo muito apetitosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que ideia engraçada, nunca experimentei queijo fresco com sopa. Uma junção de sabores interessante.
    Beijinho Susy!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro beldroegas!! Cada vez que vou ao alentejo trago sempre para fazer umas sopas! Adoro...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Nunca comi beldroegas :) Esta sopa tem muito bom aspeto!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentei beldroegas, mas devem ser uma delícia! Nessa sopa ficaram o máximo :)

    ResponderEliminar