Pudim de ovos dos Frades do Convento de Alcobaça

by @Tertúlia da Susy, em 11 de janeiro de 2016
Se bem me conhecem, sabem que eu não dispenso um bom doce conventual mas, como a minha família não gosta muito (dizem que são muito enjoativos) não me deixaram fazer no Natal. Mas eu fiquei a pensar no pudim e não desisti de o fazer... chegou o Ano Novo e desta não escapou.
Sei que quem o comeu, adorou e eu fiquei deliciada com a "prova" e com o fazto de deixar os outros felizes.

Adaptado de
Cozinha Tradicional Portuguesa, Maria de Lourdes Modesto

Ingredientes
1kg de açúcar
4 ovos inteiros
14 gemas
manteiga
2,5dl de água


Preparação
Leva-se o açúcar ao lume com a água e deixa-se ferver até fazer ponto de pasta (102ºC).
Entretanto, misturam-se, sem bater, os ovos inteiros com as gemas.
Deixa-se o açúcar arrefecer um pouco e juntam-se os ovos. Mistura-se tudo e deita-se num forma de buraco no meio, bem untada com manteiga.
Leva-se ao forno a cozer no forno, em banho-maria durante 1 hora ou um pouco mais.
Verifica-se a cozedura espetando um palito, o qual deverá sair húmido mas limpo.
Deixa-se arrefecer e desenforma-se.

Tempo de preparação: 30 minutos + forno
Quantidade: 10 pessoas
Custo: económico
Grau de dificuldade: fácil (*)
Vegetariano: Sim
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Gemas
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

12 Comments

  1. Não sei bem como descrever este pudim! estava simplesmente delicioso :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro doçaria conventual! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olha eu adoroooo! Podes fazer para a minha mesa de Natal, não não me importo!! Doces cheios de gemas e açúcar são uma loucura de tão bons!
    Adorei o pudim! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que tentação! Impossível resistir...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto muito tentador!
    Parabéns!
    Bjs
    Lua

    ResponderEliminar
  6. Que delícia! Adoro doces conventuais :)

    ResponderEliminar
  7. Que pinta tan maravillosa ¡¡¡¡¡, tiene que estar delicioso¡¡¡ besos

    ResponderEliminar
  8. Ai meu Deus...eu sei que não se deve invocar em vão...mas... jesus como parece boooooooom este pudim!! maravilhoso!!! aiii...indo embora a salivar :D beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro doces conventuais e tenho que discordar veementemente de quem diz serem doces enjoativos, não existe tal coisa nos doces conventuais! ;)
    Este pudim está com um aspecto maravilhoso! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Também gosto de doces conventuais! Claro que comidos em exagero se tornam enjoativos, mas em pequenas quantidades sabem bem :) Esse pudim parece delicioso!

    ResponderEliminar