Arroz à príncipe de Gales

by @Tertúlia da Susy, em 17 de dezembro de 2013
Estava eu a folhear a minha bíblia da cozinha (O Livro do Pantagruel) como eu lhe chamo, quando vi esta receita que me deu vontade de experimentar.
Gostei imenso, pois o arroz fica bem cremoso e com um sabor fantástico. Podem aproveitar sobras de arroz para o fazer.


Adaptado de
O Livro do Pantagruel, Bertha Rosa-Limpo, Jorge Brum do Canto, Maria Manuela Limpo Caetano, Maria João Caetano e Nuno Alves Caetano, Temas e Debates, dezembro de 2012


Ingredientes
400g de arroz Bom Sucesso
8 ovos cozidos
1/2kg de camarões cozidos e descascados
40g de manteiga
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal Marnoto by Necton
Pimenta Suldouro
Paprika Sudouro
Molho branco
Margarina para untar

Para fazer o molho branco, necessita de:
2 colheres (sopa) de maisena
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2,5 chávenas de leite ou caldo
1 colher (sopa) de manteiga
Sal Marnoto by Necton
Pimenta Suldouro

Preparação
Faz-se o molho branco, desfazendo a maisena e a farinha de trigo no leite frio e no caldo de cozedura dos camarões, a pouco e pouco, juntando-se depois a manteiga, o sal e a pimenta. Junte a paprika até ficar rosado.
Põe-se em lume brando, mexendo sempre até ferver e ficar como um creme pouco espesso, Se engrossar demasiado, deita-se mais leite ou caldo.
Cozer o arroz e logo que se escorre, deixando-o bastante rijo, tempera-se com a manteiga. Espalha-se num tabuleiro de pirex untado com margarina e distribuem-se por cima os camarões e os ovos cortados em rodelas. Tapa-se tudo com o molho, polvilha-se com o parmesão ralado e mete-se em forno quente. Serve-se assim que a superfície estiver levemente corada.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

21 Comments

  1. Exquisito, un arroz fantástico!
    Un besito

    ResponderEliminar
  2. Olá Susy,

    Com um nome tão elegante essa receita só poderia ser uma delicia !
    O aspecto é perfeito, já podia ser o almocito mais daqui a pouco ! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ESte arroz deve ser muito bom, fiquei com vontade de provar :P

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Ficou com excelente aspeto e o nome da receita é bem interessante lol
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Saborosa sugestão!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  6. Um arroz cheio de sabor! É uma sugestão muito interessante!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que delícia querida.
    Gostei tanto, que já levo a receita para experimentar!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  8. Parece ficar fantástico este arroz, é de experimentar sem dúvida. bj

    ResponderEliminar
  9. Acho que ia amar esse arroz!!! K optimo aspecto :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. A very unique rice recipe. I would love some too.

    ResponderEliminar
  11. E eu que adoro fazer refeições com sobras...esta já está registada!
    Imagino que tenha ficado delicioso!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  12. Adorei a sugestão!

    Parece-me óptimo!

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Que óptima receita, o arroz ficou com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. hum deve ser maravilhoso pois tem um aspecto super gostei mt bjs bs boas festas

    ResponderEliminar
  15. Olá Susy! :)
    Que bom aspecto...!
    Adorei. Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Olha que delícia!!!
    Também tenho esse livro, o meu marido convenceu-me a comprar, mas nem o uso, tenho preguiça...;)

    ResponderEliminar
  17. Olá Susy,
    Que delicia, hum tem tão bom aspecto.
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Olá Susana!
    Uma delícia essa receita!
    Aproveito para lhe desejar um ótimo natal e um maravilhoso ano novo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Sou também uma grande fã do Pantagruel!

    ResponderEliminar