Feijoada com enchidos

by @Tertúlia da Susy, em 7 de abril de 2013

A feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de países lusófonos, como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau.
A feijoada é um prato muito apreciado na minha família, geralmente confecionado pela minha mãe ou pela minha tia Carmita.
A feijoada da família é composta por carnes de porco e enchidos mas, na minha 1ª versão optei apenas por enchidos (gulosa).


Ingredientes
1 cebola
4 dentes de alho
1 tomate
Azeite q.b.
1 cálice de vinho branco
1 pitada de sal
1 folha de louro
1/2 chouriço
1/2 morcela
1/2 alheira
1/2 farinheira
1 lata de feijão manteiga
1 couve lombardo
Piri-piri q.b.

Preparação
Fazer um refogado com o azeite, a cebola, o alho, o tomate e o louro.
Acrescentar o chouriço e o vinho branco. Deixar cozinhar.
Acrescentar um pouco de água e as couves, depois de lavadas e retirado o caule.
Retifique os temperos de sal e piri-piri.
Quando as couves estiverem cozidas, junte o feijão. Deixe apurar.
Adicione a farinheira, a alheira e a morcela.
Acompanhe com arroz branco.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

13 Comments

  1. Também gostamos muito cá em casa :)
    Adoro principalmente o sabor da couve :D
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai como eu gosto deste prato, fiquei cheia de água na boca só de olhar, óptima sugestão :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Qué plato más completo y rico. Un abrazo, Clara.

    ResponderEliminar
  4. Susy do meu coração, que prato mais delicioso!!
    Hoje com as minhas correrias só comi uma salada!! Sim porque ha dias assim! Mas tb admito que sou uma rapariga de mais substancia!!
    E eu NUNCA digo que não a uma feijoada!!
    Por isso poe mais um prato na mesa!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  5. Bem reconfortante este prato! Uma refeição bem á medida do meu Tó!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Bela feijoada!!! É destas que eu gosto :)) manda um pratinho para mim!!

    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
  7. Adoro feijoada :D Essa é bem ao gosto cá de casa :D

    Beijinhos e tem um bom resto de Domingo :D

    ResponderEliminar
  8. Aqui está comida de consistência, acompanhada com pãozinho alentejano é era uma alegria :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. gosto tanto e a tua deu agua na boca humm adoro bjs bd

    ResponderEliminar
  10. Adoro feijoada, mas que parto fabuloso tens cá.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Este prato, Susy, está em 2º lugar na lista dos meus preferidos !
    Adoro feijoada, prato tão reconfortante e tão cheio de sabores nossos ! :)
    Ficou com um aspecto fantástico !

    Beijos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. aiiii adoro feijoada!! Comida mais reconfortante nao ha!! Esta um belo tacho hein!

    ResponderEliminar